Afinal, porque usar um zafu?

 

A função primordial do zafu é te auxiliar a manter uma postura saudável durante sua meditação.

Ele faz isso ao oferecer um suporte firme e elevado para seu quadril e coluna. Com essa simples elevação os joelhos se aproximam ou encostam no chão, fazendo um contra-peso com a região lombar da coluna, que naturalmente fica reta. Assim você permance confortável e pode focar sua mente na meditação, e não nos desconfortos do seu corpo.

Como usar o zafu corretamente?

É recomendado sentar na extremidade do zafu e não no meio, como geralmente fazemos com almofadas convencionais. O uso correto do zafu também alivia a pressão que o corpo faz sobre as coxas e joelhos, para uma meditação sem pernas dormentes ou doloridas! Veja na imagem abaixo com se sentar no zafu e manter a postura da maneira correta:

 

Qual o melhor zafu para mim?

O fator essencial a ser considerado aqui é a sua flexibilidade nas pernas e principalmente no quadril. Na prática, quanto maior a sua flexibilidade, menos altura a sua almofada de meditação precisará ter.

Entendendo sua flexibilidade

Quando sentado no zafu, idealmente seus joelhos estarão abaixo da linha do seu quadril. Pessoas menos flexiveis ou pessoas muito altas podem requerer um zafu mais alto para que seus joelhos fiquem nessa posição.

Faça o seguinte teste para referência: pegue uma pilha de livros de cerca de 12 cm de altura sente-se sobre essa pilha com as pernas cruzadas. Observe como estão a altura do joelho em relação ao seu quadril. Se estiverem na mesma linha ou abaixo do quadril, um zafu com 12 cm de altura já funcionará muito bem. Caso você observe que seus joelhos ainda estão altos, tente empilhar mais livros e observar qual é a altura que permite que seus joelhos fiquem na mesma linha ou abaixo do quadril.

Nossa experiência mostra que uma almofada de 13 a 14 cm de altura funciona muito bem com a maioria das pessoas. Caso necessite de mais altura, experimente a posição ajoelhado também conhecida como seiza. Essa posição é muito confortável e pode ser feita com nosso zafu Tradicional, conforme imagem abaixo. Você pode usar também um zabuton para que seus joelhos e pés fiquem apoiados em um lugar macio.

 


 

> >  Clique Aqui  < <  e conheça nossos modelos de zafu.

 


 

O essencial é meditar!

O zafu é uma excelente ferramenta para te auxiliar a ficar estável e confortável  - assim sua mente vai focar na sua prática de meditação e não nos desconfortos que seu corpo vai sentir por estar muito tempo lá paradinho (coisa que a grande maioria não está acostumado). Note que usamos a palavra "auxiliar", pois algum nivel de desconforto sempre existirá! Faz parte! É como a vida - querer que ela seja perfeita é uma ilusão - o mesmo acontece com a sua meditação. Com o tempo e experiência, o desconforto de se manter na postura ficará menor, pois seu foco estará em outro lugar.

Agora, se você está sentindo-se realmente desconfortável, já tentou diversos tipos de apoios e sentar-se no chão não está funcionando para você, sente-se numa cadeira, sente-se na cama, deite-se se for preciso. Sentar-se no chão não é essencial, não se apegue a isso e não force os limites do seu corpo. Essencial é conectar-se com você, prestar atencão à sua respiração, olhar para dentro. Você sempre teve e sempre terá o que realmente é preciso para meditar - sua intenção, sua atenção e sua respiração.

Boa Meditação!

 

Você já tem um zafu Inspire Amor? Siga nossas recomendações de cuidados clicando aqui!